domingo, 30 de novembro de 2014

Profecia do Dia


Segunda-feira, dia 01 de Dezembro de 2014

Segunda-feira da 1a semana do Advento

Beato Carlos de Foucauld, presbítero, +1916, Santo Elói, bispo, +660

Comentário do dia
São Bernardo : A bondade do Senhor encheu a Terra inteira

Is. 4,2-6.

Naquele dia, o gérmen do Senhor será o ornamento e a glória dos sobreviventes de Israel, o fruto da terra será o seu esplendor e alegria.
Os que restarem em Sião e os sobreviventes de Jerusalém serão chamados santos, serão todos inscritos para a vida em Jerusalém.
Quando o Senhor tiver lavado as impurezas das filhas de Sião e limpado o sangue do meio de Jerusalém, com o sopro da sua justiça, um sopro abrasador,
Ele criará sobre todo o espaço do monte Sião e sobre as suas assembleias uma nuvem de fumo durante o dia e um esplendor de fogo ardente durante a noite. Por cima de tudo, a glória do Senhor
será uma cobertura e uma tenda, para fazer sombra contra o calor do dia e servir de refúgio e abrigo contra a chuva e a tempestade.


Salmos 122(121),1-2.3-4a.4b-5.6-7.8-9.

Alegrei-me quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor».
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém.

Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor

Segundo o costume de Israel,
para celebrar o nome do Senhor;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David.

Pedi a paz para Jerusalém:
vivam seguros quantos te amam.
Haja paz dentro dos teus muros,
tranquilidade em teus palácios.

Por amor dos meus irmãos e amigos,
pedirei a paz para ti.
Por amor da casa do Senhor nosso Deus,
pedirei para ti todos os bens.




Mateus 8,5-11.

Naquele tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se d'Ele um centurião, que Lhe suplicou, dizendo:
«Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre horrivelmente».
Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo».
Mas o centurião respondeu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado.
Porque eu, que não passo dum subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens: digo a um 'Vai' e ele vai; a outro 'Vem' e ele vem; e ao meu servo 'Faz isto' e ele faz».
Ao ouvi-lo, Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé.
Por isso vos digo: Do Oriente e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no reino dos Céus».



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja
6º sermão para o Advento

A bondade do Senhor encheu a Terra inteira

Um dia, o Salvador virá restabelecer a força do nosso corpo, como diz o apóstolo Paulo: «Esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Ele transfigurará o nosso pobre corpo, conformando-o ao seu corpo glorioso» (Fil 3,20-21) […].


O Deus Sabaoth, o Senhor todo-poderoso, o Rei de glória, virá dos céus transformar estes nossos corpos, para os tornar semelhantes ao seu corpo glorioso. Que glória, que alegria, quando o Criador do universo, que sob tão humilde aparência Se tinha escondido ao vir resgatar-nos, aparecer em toda a sua glória e majestade […], diante de todos os olhares, para glorificar estes corpos de miséria! Quem se lembrará então da humildade da sua primeira aparição, quando O virmos descer na luz, precedido de anjos que arrebatarão do pó os nossos corpos ao som da trombeta, para seguidamente os levarem ao encontro de Cristo (1Tess 4,16ss)? […]


Que a nossa alma se alegre portanto, e que o nosso corpo repouse na esperança, enquanto aguarda o nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo, que o há-de transformar para o tornar semelhante ao seu corpo de glória. Escreveu um profeta: «Se a minha alma tem sede de Ti, quanto não Te há-de desejar o meu corpo!» (Sl 62,2 Vulg.). A alma desse profeta pedia com todas as forças a primeira vinda do Salvador, que havia de vir resgatá-la; mas a sua carne pedia ainda mais vivamente a última vinda, em que será glorificada. Todos os nossos votos serão então cumpridos: a majestade do Senhor encherá a Terra inteira. Possa a misericórdia de Deus conduzir-nos a essa glória, a essa felicidade, a essa paz que ultrapassa tudo o que se pode imaginar (Fil 4,7) e que Nosso Senhor Jesus Cristo não permita que a nossa espera ardente no Salvador seja vã.