quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Profecia do Dia

Quinta-feira, dia 15 de Outubro de 2009
Quinta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Santa Teresa de Ávila, virgem, doutora da Igreja, +1582



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Severino de Gabala : «Um sangue de aspersão que fala melhor que o de Abel» (Heb 12, 24)

Leituras

Romanos 3,21-30.
Mas agora foi sem a Lei que se manifestou a justiça de Deus, testemunhada
pela Lei e pelos Profetas:
a justiça que vem para todos os crentes, mediante a fé em Jesus Cristo. É
que não há diferença alguma:
todos pecaram e estão privados da glória de Deus.
Sem o merecerem, são justificados pela sua graça, em virtude da redenção
realizada em Cristo Jesus.
Deus ofereceu-o para, nele, pelo seu sangue, se realizar a expiação que
actua mediante a fé; foi assim que ele mostrou a sua justiça, ao perdoar os
pecados cometidos outrora,
no tempo da divina paciência. Deus mostra assim a sua justiça no tempo
presente, porque Ele é justo e justifica quem tem fé em Jesus.
Onde está, pois, o motivo para alguém se gloriar? Foi excluído! Por qual
lei? Pela das obras? De modo nenhum! Mas pela lei da fé.
Pois estamos convencidos de que é pela fé que o homem é justificado,
independentemente das obras da lei.
Será Deus apenas Deus dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, Ele é
também Deus dos gentios,
uma vez que há um só Deus. É Ele que há-de justificar pela fé os
circuncidados, e os não-circuncidados, mediante a fé.


Salmos 130(129),1-2.3-4.5-6.
Do fundo do abismo clamo a ti, SENHOR!
Senhor, ouve a minha prece! Estejam teus ouvidos atentos à voz da minha
súplica!
Se tiveres em conta os nossos pecados, Senhor, quem poderá resistir?
Mas em ti encontramos o perdão; por isso te fazes respeitar.
Eu espero no SENHOR! Sim, espero! A minha alma confia na sua palavra.
minha alma volta-se para o Senhor, mais do que a sentinela para a aurora.
Mais do que a sentinela espera pela aurora,


Lucas 11,47-54.
Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas, quando os vossos pais é
que os mataram!
Assim, dais testemunho e aprovação aos actos dos vossos pais, porque eles
mataram-nos e vós edificais-lhes sepulcros.
Por isso mesmo é que a Sabedoria de Deus disse: 'Hei-de enviar-lhes
profetas e apóstolos, a alguns dos quais darão a morte e a outros
perseguirão,
a fim de que se peça contas a esta geração do sangue de todos os profetas,
derramado desde a criação do mundo,
desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar
e o santuário.' Sim, Eu vo-lo digo, serão pedidas contas a esta geração.
Ai de vós, doutores da Lei, porque vos apoderastes da chave da ciência: vós
próprios não entrastes e impedistes a entrada àqueles que queriam entrar!»
Quando saiu dali, os doutores da Lei e os fariseus começaram a pressioná-lo
fortemente com perguntas e a fazê-lo falar sobre muitos assuntos,
armando-lhe ciladas e procurando apanhar-lhe alguma palavra para o
acusarem.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Severino de Gabala (?-c. 408), bispo na Síria
Homilia sobre Caim e Abel (a partir da trad. de Ir. Isabelle de la Source, Lire la Bible, t. 1, p. 35 rev.)

«Um sangue de aspersão que fala melhor que o de Abel» (Heb 12, 24)

Tanto Caim como Abel pareciam honrar a Deus de mesma forma através de
cultos idênticos, mas na realidade apresentavam as suas oferendas com
disposições bem diferentes. As do mais velho pareciam ser apenas um dom e
as do mais novo, pelo contrário, davam testemunho da sua reverência e
piedade. Daí saíram os sentimentos de inveja [...], que resultaram no
assassínio de Abel (Gn 4, 3ss.) [...]

Vejo no santo Abel a imagem de Cristo. Claro que o Salvador é o Justo por
excelência [...] mas, entre todos os homens da antiga aliança, o príncipe
da justiça é Abel. [...] Aliás, o próprio Salvador posicionou Abel na
frente da linha dos justos quando disse aos Judeus: «Eu vo-lo digo, serão
pedidas contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado
desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias,
que pereceu entre o altar e o santuário.» [...]

Coisa admirável: porque foi o primeiro a combater pela justiça, Abel teve a
honra de ser o primeiro a sofrer pela piedade. É verdadeiramente a
prefiguração de Cristo, que foi condenado à morte por causa da verdade. O
sangue de Abel anuncia o sangue de Cristo: clama da terra (Gn 4, 10). O
sangue do Senhor também clama, mas o sangue de Abel era suplicante,
enquanto o de Cristo faz a reconciliação com o mundo. [...] É por isso que
o apóstolo Paulo, lembrando um e de outro, confessa a superioridade do
sangue de Cristo e escreve: «Vós porém aproximastes-vos do monte Sião e da
cidade do Deus vivo, da Jerusalém celeste, de míriades de anjos, da reunião
festiva, da assembleia dos primogénitos inscritos nos céus, do juiz que é o
Deus de todos, dos espíritos dos justos que atingiram a perfeição, de
Jesus, o Mediador da Nova Aliança e de um sangue de aspersão que fala
melhor que o de Abel» (Heb 12, 22-24). [...] Sim, este sangue fala, suplica
pelos pecadores, intercede pelo mundo. O sangue de Cristo purifica
realmente o mundo; o sangue de Cristo é a redenção dos homens.




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